Matéria "Balanço do Festival de Paulínia: os negros vão ao cinema (na frente e por trás das câmeras)" por Heitor Augusto do Cineclick
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O cinema popular, o falso popular e o diálogo
Assim como os outros festivais, Paulínia teve seus momentos pouco gloriosos. Em 2010, os responsáveis foram a pretensão de As Doze Estrelas e o suposto apelo popular de Dores e Amores. Especialmente o segundo, de Ricardo Pinto e Silva, serviu para novamente questionar o que é cinema popular.
Sim, não existe fórmula e até mesmo os indícios que geralmente servem de explicação (por exemplo, diálogo com a linguagem televisiva) falham. O ótimo curta-metragista Daniel Ribeiro apresentou Eu Não Quero Voltar Sozinho, filme gay sobre a descoberta da sexualidade, com direito a beijo entre dois garotos. Foi profundamente aplaudido pelo público, reconhecido tanto na premiação do júri popular como na do oficial.
Malu de Bicicleta, que foge do hermetismo, mas também passa longe da comédia romântica esdrúxula, também foi ovacionado e lembrado, numa escolha corajosa, pelo júri. Já Desenrola, mistura de Malhação e High School Musical, representa uma válida tentativa comercial de chegar ao mercado jovem, também foi aplaudido.
O que isso demonstra? Que é impossível definir cinema popular e que o sofisticado não é sinônimo de “filme difícil feito para meia dúzia de pessoas”. Um filme gay pode ser popular, assim como uma comédia romântica ou um filme recheado de nomes da TV entre os coadjuvantes. Formação de plateia é um dos pontos nevrálgicos de um festival de cinema e, neste ano, Paulínia, que carecia de discussões potentes, fez sua parte com casa cheia quase todos os dias.
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Fiquei emocionado com o trailer e o blog. já tinha visto o café com leite. Gostaria de saber se há algum previsão de exibição em belo horizonte.
ResponderExcluirMerda pra todos.
Durante muito, muito tempo o Brasil que alguém lhe ferisse o orgulho imbecil e introduzisse temas como esse em nossa realidade. Hoje, no entanto, vocês fizeram isso de uma forma belíssima. Por isso, devo dizer, sou grato. Sinto-me imensamente ansioso para assisti-lo.
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